terça-feira, 21 de setembro de 2010

NATHALIE DE SALZMANN DE ETIEVAN

Nathalie De Salzmann de Etievan

Nascida na Geórgia, educada na Suíça e na França, Nathalie De Salzmann de Etievan viveu na cidade do Rio de Janeiro e radicou-se na Venezuela desde 1950. Jornalista, tradutora, piloto, pintora de mérito reconhecido em várias exposições, ela foi, sobretudo uma educadora. A partir do inicio da década de 50 do seculo passado foi a criadora dos Grupos Gurdjieff na Venezuela, Brasil e em outros países da América Latina. 
De caráter vigoroso e afirmativo, possuidora de uma rara capacidade para compreender e comunicar-se com as pessoas, ela dificilmente passava despercebida. Sua presença, suas palavras, até hoje se mantêm viva pela transferência de conhecimentos que sem duvida foram transmitidos a poucos por George Ivanovitch Gurdjieff e establecidos em si definitivamente por sua mãe Nathalie De Salzmann.
Levou-me, assim como a outros companheiros, no inicio da década de 70 até o final dos anos 80 do século passado, a manifestar e experimentar momentos de intenso clímax de observação, consciência, limites e possibilidade de mim mesmo. Em uma ocasião de atmosfera criada pela sua sabedoria e firme direção responsável e que não poderia ter acontecido sem sua indução a um estado que me senti não mais um simples e indeciso aprendiz e sim a partir desse momento um iniciado e aluno plenamente aceito para um ensinamento ainda maior. Momentos depois de passado esse estado de conciencia objetiva, disse: - “Esse momento você jamais esquecerá”.
Sim ainda está viva a semente que plantou, e continua crescendo, frutificando.
Estava aí o poder estimulante, a profundidade, o caráter eminentemente prático de seus trabalhos para todo aquele que realmente desejavam cumprir com responsabilidade o seu papel na sociedade e no meu caso como pai de um núcleo familiar que naquela época estava só iniciado.
Nos colégios fundados e dirigidos por ela na Venezuela, na Colômbia, no Peru e no Chile, grupos de pais e professores se esforçam para tornar realidade esse modelo educacional o primeiro surgido de uma experiência latino-americana em que encontram, para eles e para seus filhos, "uma direção e uma esperança". "Ela não nos deu receitas. Propôs-nos orientações claras e despertou em nós o entusiasmo para tentar uma e mil vezes por nós mesmos, e assim aprender por meio de nossa própria experiência. Ela nos mostrou, por exemplo, que a educação do sentimento, tão descuidada hoje em dia, é fundamental; que não é um pai, mãe ou um professor aquele que já sabe que nos ensinará, mas sim todo aquele que procura estar completamente atento e aberto ao aprendizado... não podemos pedir nada a nossos filhos ou a nossos alunos, se antes não o tivermos exigido, com honestidade, de nós mesmos".
A proposição provocadora, o aparente paradoxo, a que nos induzia era surpreendente e, sobretudo compartilhada pela busca atenta, ativa, entusiasta, sempre compartilhada pelos seus alunos. Nem uma elucubração teórica, nem um receituário de soluções, suas práticas baseavam-se numa coerente concepção do ser humano e em sua possibilidade de desenvolvimento harmonioso, ao mesmo tempo em que se nutria com sua vasta experiência e uma observação atenta do processo educacional por parte dessa mulher literalmente excepcional. Desenvolver a atenção, a autoconfiança, o senso de responsabilidade, a educação da vontade, a educação do sentimento, a educação sexual. As qualidades de um educador - como estar aberto frente das crianças? - o castigo, o respeito. Problemas da vida moderna: a televisão, as drogas, a violência. Como lidar com os caprichos, a vaidade, a inveja, a mentira, a destrutividade, o roubo, as crianças-problema, etc. Estes e outros temas foram abordados sempre de forma inovadora, resgatando, ao mesmo tempo, uma visão tradicional da reeducação do adulto e a educação da criança como seres humanos com direito a viver mais completamente e saber amar e ser amado.
Ao final de cada período mais intenso de exercício sob seu comando sabia que tinha chegado e reconhecido o sabor de que me amava assim como ao próximo igualmente, nada de negativo interno ou externo poderia interferir na paz de um silêncio interior que ressoava e ecoava lá para o Alto. A religação experimentada nesses momentos me impulsiona até hoje a lhe ter uma eterna gratidão por me ter induzido a realizar essa percepção eterna e imutável. Atravessei uma ponte que apontou e disse para cruzar sem receio sobre um abismo colossal que desabou assim que cheguei ao lado oposto. Não havia mais como voltar. Ela continuou na outra margem cuidando para que fosse reconstruída e atravessada por muitos outros companheiros daquela época.
Nathalie De Salzmann de Etievan faleceu em julho de 2007.

Nathalie De Salzmann de Etievan

Sua presença está também contida em seu livro “Não Saber é formidável” que trata da vivencia de suas experiências de trabalho que teve ao largo de seus muitos anos com crianças, jovens e adultos.
Foi a criadora do modelo Etievan de educação. Suas idéias experiências e forma de trabalhar a educação são os fundamentos do Colégio Leonardo Da Vinci em Lima, Perú, do Colégio Hipocampitos na Venezuela, do Colégio Encuentros em Cali, Colombia e do Colégio Etievan no Chile.
O seu outro livro “Cada um se Deita na Cama que Faz... A relação do Casal". Este livro trata de maneira prática a relação do casal. Dá o poder estimulante, a profundidade, o caráter e eminentemente prático para todos aqueles que desejam trabalhar a própria relação e restabelecer uma comunicação com o seu par. A autora reconheceu logo a relação direta entre as dificuldades das crianças e dos jovens com os problemas que os pais encontram e especialmente aqueles que surgem na relação do casal.
Nathalie De Salzmann de Etievan orientou a continuação do seu trabalho dando proceguimento ao Instituto Para o Desenvolvimento Harmonioso do Homem através da instituição da Fundação Gurdjieff de hoje tem sedes nas cidades do Río de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Brasilia, Vitoria, Curitiba, Florianopolis, João Pessoa, São Carlos e Barra do Pirai.